REDE EUROPEIA

European Union Business & Innovation Centre

CONCEITO EU|BIC

Os EU|BIC – European Union Business and Innovation Centre são instituições certificadas pela União Europeia que promovem a Inovação e o Empreendedorismo.

A sua missão é contribuir para o desenvolvimento económico e social das regiões através da implementação de serviços de apoio aos empreendedores, ajudando-os a realizar as suas ideias de negócio inovadoras, e a prestar serviços de apoio à concretização dos processos de modernização, inovação e internacionalização de PME.

O sistema de certificação EU|BIC, implementado pela EBN em parceria com a Comissão Europeia, é único e atesta anualmente, se os EU|BIC cumprem, entre outros, com os seguintes critérios: promovem e apoiam o Empreendedorismo e da Inovação, têm condições de sustentabilidade no curto e médio prazo, são instituições sem fins lucrativos, mantêm as competências especializadas indispensáveis à realização da sua missão, e os resultados da sua atividade comprovam a qualidade dos seus serviços.

Os EU|BIC são uma história de sucesso da intervenção da União Europeia com mais de 30 anos. Criados pela DG-REGIO em meados da década de 80, em termos globais os EU|BIC são responsáveis pela criação de milhares de novos negócios de dezenas de milhar de novos emprego qualificados e sustentáveis.

Em 2014, EU|BIC apoiaram a criação de mais de 19.000 empregos e ajudaram 27.900 novos empreendedores, 8.775 start-ups e 18.717 PMEs.

A taxa de sucesso das novas empresas após o período de incubação é de 87% 

EBN – European BIC Network

A EBN é a associação internacional de EU-BIC, incubadoras, centros de inovação, clusters e outras organizações que apoiam a criação de novas empresas e ajudam as PME a inovar nos seus processos de modernização e internacionalização.

Os mais de 250 membros da EBN estão espalhados por mais de 40 países dentro e fora da Europa, dos quais 150 membros são EU-BIC certificados pela EBN com o apoio da Comissão Europeia, que avaliam e certificam anualmente a qualidade do apoio prestado aos empreendedores e às PME por cada EU-BIC nas suas regiões.

As sinergias e o benchmarking que esta rede internacional proporciona, tem permitido ao BICMINHO e aos seus pares utilizar as melhores metodologias e ferramentas de apoio testadas internacionalmente, e que têm o mérito de reduzir significativamente a taxa de insucesso dos novos projetos empresariais promovidos por empreendedores inovadores ou PME existentes.

Saiba mais em www.ebn.eu.

BICS – Associação dos BIC Portugueses

A BICS é uma instituição sem fins lucrativos, representativa dos EU-BIC portugueses, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

Nasce com o objetivo de potenciar a atividade de todos os seus membros, através de uma estrutura comum de partilha de recursos, metodologias, meios, atividades e experiências, que permita a realização concertada de ações conjuntas.

Em Portugal, existem 8 EU-BIC: NET (Porto), BICMINHO (Minho), CIEBI (Beira Interior), IPN (Coimbra), Tagusvalley (Vale do Tejo), DNA Cascais (Cascais), Sinestecnopolo (Alentejo), e CEIM (Madeira).

Em 2013 e 2014 os EU-BIC Portugueses apoiaram a criação de 225 novas empresas, com uma taxa média de sobrevivência de 92%, responsáveis pela criação de cerca de 450 novos empregos. Estima-se que no ano de 2014 o volume de negócios global destas empresas tenha ultrapassado os 15 milhões de euros.

Mantenha-se a par das iniciativas da BICS em www.bics.pt.

BICMINHOREDE EUROPEIA