Latest news

I9EIBT – uma janela de oportunidades para os empreendedores

No passado dia 11 de Setembro o BICMINHO organizou o Workshop apelidado “Inovar com Sucesso nos Negócios Biotecnológicos“, na cidade de Guimarães.


Nesta ação de divulgação do potencial dos negócios biotecnológicos, participaram empresas de sucesso do setor alimentar, farmacêutico e químico, tal como a BIAL, Carnes Primor, Vieira de Castro e Gal Chimia.


O presidente do BICMINHO, André Vieira de Casto, defendeu que os empreendedores da região podem olhar para o Projeto I9EIBT como uma janela de oportunidades apesar das dificuldades do momento, apontando o papel que o BICMINHO, poderá desenvolver junto de empreendedores ao nível de preparação de candidaturas e do plano de negócios.


André Vieira de Casto destacou ainda no evento que o programa “visa entusiasmar empresas existentes ou negócios a criar que sejam economicamente viáveis e que tragam valor acrescentado à região e ao país”. O presidente do BICMINHO explicou que estes workshops procuram esclarecer os empreendedores sobre como funciona o programa e como “poderão formatar as ideias inovadoras de forma a serem financiadas”.


Sara Machado, gestora do Projeto I9EIBT, lembrou que os resultados dos setores tecnológicos industriais e comerciais têm vindo a decrescer em Portugal, apesar de o país ser competitivo no mercado externo.
Aos empresários e investigadores presentes lembrou que o sucesso do negócio nesta área depende de vários fatores, destacando a necessidade de um bom plano de negócios, uma boa equipa de trabalho, um projeto inovador e bom conhecimento de mercado.


Apoio na criação e consolidação da empresa, desenvolvimento do plano de negócios, realização de candidaturas de incentivos, registo de marcas e patentes e apoio à internacionalização são ações que o BICMINHO pode desenvolver em parceria com o projeto de investimento.


“Pretendemos sensibilizar e motivar os empreendedores para que tenham noção de que existe um projeto que pode apoiar o lançamento da ideia no mercado”, sublinhou Sara Machado.


Nuno Gomes, diretor-geral do BICMINHO e vice-presidente da Associação Nacional de BICS Portugueses, sublinhou que, apesar das dificuldades, “o país não pode baixar os braços”. Por isso, lembrou, foi apresentado um projeto para promover a criação de um cluster tecnológico.“Estamos mais motivados para vos apoiar a desenvolver as ideias de negócios”, disse, acrescentando: “Os BIC trabalham muito para apoiar quem de facto precisa. Procuramos ser especialistas no processo de criação de empresas e transferência de tecnologia dos centros de investigação para o mercado, transformando-os em negócios com alto valor acrescentado”.


O workshop pretendeu demonstrar alguns dos casos bem sucedidos na região de inovação nos negócios biotecnológicos, mostrando a relevancia do papel do BICMINHO no apoio que presta aos empreendedores na captação, sistematização e avaliação da ideia, com acompanhamento e assessoria dos projetos.


No âmbito do Projeto I9EIBT, o BICMINHO tem previstos, em setembro e outubro, mais três workshops, em Vila Nova de Famalicão, Braga e Viana do Castelo, que abordarão temas ligados aos setores têxtil, da nanotecnologia e TIC`s.


O i9EIBT é um projeto aprovado pela CCDRN e conta com o cofinanciamento do QREN e ON.2 – O Novo Norte.


 


Apresentações dos Oradores


BIAL


Carnes Primor


Bioga


GalChimia


Vieira de Castro


I9EIBT


 


Áudio


André Vieira de Castro – download ››


Nuno Gomes – download ››


Sara Machado – download ››


Sara Machado II – download ››


 



Fotografias


BICMINHOI9EIBT – uma janela de oportunidades para os empreendedores

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *