Latest news

BICMINHO prepara formadores face a alterações ao regime de certificação das entidades formadoras

As alterações no sistema de certificação das entidades formadoras vêm impor a função de ‘Gestor de Formação’ a todas as entidades certificadas. Como entidade formadora, o BICMINHO promove o curso de Organização e Gestão e Formação, que prepara o formador para o cumprimento dos requisitos legais para o desempenho das funções de gestor da formação e coordenador pedagógico, acumulado com formação na área pedagógica, exigido pela DGERT.


Estas medidas pretendem potenciar a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. O curso tem a duração global de 150 horas e garante um certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações. Esta formação é compatível com a medida'Cheque Formação'.

 

 

Quem se pode inscrever?

Podem inscrever-se ao curso gestores e técnicos de formação e de Recursos Humanos, formadores e outros profissionais que trabalhem na área da formação, formadores/consultores que desenvolvam ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação, e outros profissionais que desejem desenvolver competências nestes domínios.

 

Quais os pré-requisitos?

Para frequentar o curso é necessário que o candidato seja detentor do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), que possua competências mínimas de informática na ótica do utilizador, ao nível de processadores de texto e softwares de internet, e que possua um computador funcional, equipado com placa e colunas de som, e que tenha acesso à internet.

 

Quais os documentos necessários para efetuar a inscrição?

Para oficializar o processo de inscrição, é necessário entregar o CV atualizado, uma cópia do Cartão do Cidadão, uma cópia do Certificado de Habilitações e o comprovativo bancário do pagamento da primeira inscrição.


Modalidade de Pagamento

O pagamento pode ser efetuado de duas formas. Em 4 prestações – 90,00€ x 4 (a primeira paga no ato de inscrição e as restantes até dia 8 do mês subsequente), ou a pronto pagamento – 350,00€ (com desconto incluído).

 

Estrutura Curricular

MÓDULO I – Enquadramento legal da formação profissional em Portugal

MÓDULO II – A formação na gestão de recursos humanos e no desenvolvimento organizacional

MÓDULO III – Formação profissional

MÓDULO IV – Os diferentes intervenientes no ciclo formativo: do gestor da formação aos formadores

MÓDULO V – O processo de diagnóstico das necessidades de formação: dos métodos aos instrumentos

MÓDULO VI – Planear a formação: da conceção do plano de formação ao plano de sessão

MÓDULO VII – Gerir a formação: da modalidade presencial às modalidades e-learning e b-learning

MÓDULO VIII – Garantir a eficácia e qualidade da formação: a avaliação e resultados da formação

MÓDULO IX – Plataforma tecnológica de gestão e organização da formação

MÓDULO X – O sistema de certificação de entidades formadoras

 

Inscrições abertas! Contacte-nos!
BICMINHOBICMINHO prepara formadores face a alterações ao regime de certificação das entidades formadoras

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *