Latest news

BICMINHO ajuda PME da região a exportar com fundos do Portugal 2020

Taxa de aprovação das candidaturas ao SI Internacionalização é de 100%!

Atualmente, mais do que uma oportunidade, exportar é uma necessidade para as pequenas e médias empresas, sobretudo do sector primário e industrial. Mas, internacionalizar e exportar para novos mercados é um processo complexo, difícil e por vezes arriscado. É por isso fundamental motivar e apoiar as PME nacionais para este caminho, ajudando-as tecnicamente e financeiramente a internacionalizar com sucesso.

Esta tem disso uma forte aposta do BICMINHO ao longo dos últimos 15 anos para promover crescimento económico, ajudando cerca de 200 PME a identificar e aproveitar oportunidades de negócio, a investir, a gerar riqueza, e a criar novos empregos.
‘Para exportar e internacionalizar com sucesso é muito importante dar resposta a duas questões fundamentais. Em primeiro lugar, para fazer negócios lá fora temos de ter pessoas locais a trabalhar connosco porque são elas que conhecem profundamente os procedimentos legais e fiscais e a cultura do país. Depois, e não menos importante, temos de estar preparados para financiar à partida e na íntegra todo o esforço de internacionalização no primeiro ano. Se assim for, o sucesso está garantido’, recorda Nuno Gomes, CEO do BICMINHO.

Enquanto instrumento certificado pela União Europeia para a promoção do empreendedorismo e da inovação empresarial e apoio à internacionalização, o BICMINHO disponibiliza às PME da região um conjunto de serviços de apoio integrado e ‘à medida’ das necessidades das PME da nossa Região para implementar um processo de exportação sustentável e rentável.
Neste sentido, a realização de candidaturas ao Sistemas de Incentivos à Internacionalização do Portugal 2020 assumem uma importância decisiva, tendo em conta que oferece oportunidades únicas de financiamento à internacionalização que não podem escapar às empresas portuguesas. Os resultados são expressivos e espelham o know how especializado e experiência acumulada. Nos últimos 4 anos, todas as candidaturas apresentadas pelo BICMINHO foram aprovadas, atingindo uma taxa de aprovação de 100%. São mais de uma dezena de empresas que, em termos globais, vão investir quase 2 milhões de Euros, dos quais um milhão são incentivo a fundo perdido.

São sobretudo empresas do sector têxtil, calçado, mobiliário e metalomecânica, entre outros, que em termos globais representam mais de 11 milhões de Euros de volume de negócios e 139 trabalhadores. Mais do que apenas candidaturas, com a ajuda do BICMINHO, estas empresas desenvolveram Planos de internacionalização integrados para aumentar as suas exportações em mais de 7,5 milhões de Euros e criar mais 56 postos de trabalho.

‘Nem sempre é possível ajudar as empresas a concretizar o seu desejo de exportar, nomeadamente por falta de capacidade produtiva ou de um produto com forte potencial de exportação. Mas quando conseguimos, temo-lo feito com sucesso. Internacionalizar é arriscado e fica caro, mas vale a pena’, conclui Nuno Gomes.

BICMINHOBICMINHO ajuda PME da região a exportar com fundos do Portugal 2020

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *